top of page

AÇAÍ
DE COLHEITA ESPECIAL

O JEITO DE MUDAR

O MUNDO PELO AÇAÍ

Calma, só preciso dar um aviso antes de você começar a ler :
Caso tu tenha vindo sem passar pela página "açaí", te recomendo voltar por lá e dar uma lida antes dessa parte! Vai valer a pena !

Clica aqui pra voltar pra página "AÇAÍ"

Âncora 1

MUITO MAIS QUE UM NOME CHIQUE

 Relaxa, a colheita especial não é um nome qualquer que no fim não significa nada. 

A rastreabilidade do açaí de colheita especial permite o controle de carteiras assinadas de trabalho, tirando as injustiças de lado e oferecendo crescimento econômico (verdadeiro) aos ribeirinhos da amazônia, garantindo apenas trabalhos legalizados, seguros e bem remunerados aos trabalhadores.

E O PONTO PRINCIPAL É QUE NÃO PARA POR AÍ

 Fazer o trabalho de forma transparente e correta abre uma floresta de possibilidades, e começa a trazer inovação para uma cadeia produtiva com um potencial gigantesco, para o corpo, a floresta e o mundo.

A INOVAÇÃO NO FRUTO QUE VOCÊ COME.

Pra te dar uma noção da realidade atual do mercado, vou abusar mais uma vez de referências :

"O nosso valoroso açaí é um fruto que se deteriora muito rápido, não resistindo mais do que 48 horas após sua colheita, principalmente quando o acondicionamento e o transporte são feitos em condições precárias"  - Diz a EMBRAPA.

 Ligando os todos os pontos, chegamos a conclusão que, além da falta de garantias higiênicas, a média vista hoje entre colheita e congelamento do fruto (onde preserva seu sabor e nutrientes) é de 30 HORAS. Ou seja, mais de 50% de tudo (sabor e nutrientes) já foi perdido.

A INOVAÇÃO DA COLHEITA ESPECIAL

É ter a capacidade de comprovar o mais rápido processo entre colheita e congelamento, trazendo uma qualidade similar a da fruta colhida na hora.
Sim, a ideia é você comer um açaí amazônico colhido na hora dentro da cidade de São Paulo. Talvez não pareça grande coisa, mas tenta lembrar qual foi o último alimento fresco de verdade que você comeu. Lembra ? Não sabe ?

 A média deste processo, quando falamos no mercado atual, é de 30h, e quando fazemos comparação com a média de 6h da colheita especial, vemos a possibilidade de ter até 3 vezes mais nutrientes e 3 vezes mais sabor.

Pra resumir pra ti, uma fruta mais fresca, saudável e saborosa.

Primeiro, obrigado por ler até aqui, isso é muito importante pra nós ! Maas,

se tu ainda pensas que tudo que eu tô falando é baboseira e papo furado, dá uma olhada no vídeo abaixo, contando um pouco sobre a primeira polpa de colheita especial do mundo !

A ORIGEM:
MAÇAIX & CASA MUNDO BRAZIL

No “coração da Amazônia”, a inovação tecnológica na agroindústria do açaí começa a dar frutos. 

 

A MAÇAIX, em parceria com a Casa Mundo Brazil leva ao mercado a primeira polpa que apresenta todos os requisitos necessários para estar na categoria do Açaí de Colheita Especial. 

 

Acompanhe o passo a passo da cadeia produtiva da primeira polpa de Açaí de Colheita Especial.

 

A cadeia produtiva da Açaí de Colheita Especial se inicia com a produção de mudas em viveiro e a seleção das plantas produtivas, através da realização de testes de qualidade de grãos, análise de rendimento e de coloração. Todo esse processo de cultivo das mudas dura em média um ano, após esse período, elas são transplantadas no campo. Um dos requisitos de seleção é o tamanho da “espada” das palmeiras e a boa capacidade de polinização, que irão influenciar na qualidade do produto final.

A criação de abelhas nativas também é um diferencial que, além de favorecer o cultivo e a formação de frutos no açaizeiro, auxilia no combate a mudanças climáticas. Cada quilo de mel produzido pode neutralizar até 16 quilos de dióxido de carbono (CO2) lançados na atmosfera. Os investimentos constantes em ações de reflorestamento e preservação ambiental passam pelo monitoramento contínuo dos processos, sempre em busca de práticas mais sustentáveis.

 

Sistema de irrigação permite a produção o ano inteiro

O sistema de irrigação automatizado ocorre através de gotejamento contínuo, proporcionando água e nutrientes às plantas regularmente, sendo assim, os frutos crescem e amadurecem de maneira padronizada e a colheita acontece em condições ideais, resultando na manutenção de maiores níveis de antocianinas.

Graças ao plantio irrigado, a produção e o fornecimento do açaí em polpa é possível durante o ano todo. O controle diário da produção, realizado em laboratório próprio, com equipamentos modernos é rigoroso e visa a excelência.

 

A colheita do Açaí de Colheita Especial 

Somente após quatro anos de cultivo no campo é que as palmeiras de açaí iniciam sua produção e é realizada a colheita. Esse processo é feito com todo padrão de segurança pelos funcionários responsáveis, através de bastões de coleta. São selecionados somente os cachos maduros e após a retirada das palmeiras, os cachos passam por uma máquina debulhadora no próprio local e são acondicionados em caixas.

Após essa etapa, eles são enviados até a sede da fazenda, em local coberto e livre da luz solar até a chegada dos caminhões transportadores. O transporte até o complexo de produção industrial ocorre durante a noite, para evitar que os frutos sejam expostos ao calor ou iluminação excessivos.

 

Higienização

Assim que chega no complexo industrial os frutos são higienizados em 2 etapas:

– Peneiramento: aonde se retira as sujidades e resíduos

– Lavagem: realizada através da tecnologia de ozônio, sem uso de produtos químicos.

 

Seleção e análise laboratorial

Os frutos passam por um processo de seleção, aonde são retirados os que não estiverem de acordo com os padrões de qualidade. Na sequência eles passam por um branqueamento e maceração, com despolpa e refino dos grãos.

É realizada a análise físico-química antes e depois do processamento, com estudo dos sólidos totais, análise de pH, brix e análise microbiológica.

 

Beneficiamento final

A última etapa do processo de produção resultará no produto final em pó ou na polpa congelada.

O avançado sistema de refrigeração permite um congelamento rápido da polpa, diminuindo o risco de exposição a temperaturas não ideais, resultando em um produto mais fresco e natural, com preservação das qualidades sensoriais e nutricionais do açaí.

O açaí em pó é obtido pela tecnologia RWD, a Refractance Window Drying Technology é uma técnica de desidratação ultramoderna, rápida, efetiva e branda.

Ocorre em temperaturas controladas, sem pressão externa e sem adição de agentes químicos, resultando em um produto natural e de alta qualidade. Esse método garante que propriedades sensoriais e nutricionais, como vitaminas, minerais e nutrientes fitoquímicos e termo sensíveis sejam preservados. O açaí RWD apresenta teor de polifenóis e antocianinas de 28000 e 5300mg/kg, respectivamente, confirmando a eficiência deste processo inovador.

bottom of page