Buscar

O Comportamento Sustentável para o melhor ecossistema no segmento de açaí

Atualizado: Nov 11




Orgânico por natureza, o açaí apresenta uma cadeia produtiva crescente com potencial para atender diferentes segmentos da bioeconomia.

A adoção do comportamento sustentável em consonância com as boas práticas de produção são importantes ferramentas de gestão, devendo ser aplicadas em todo o ciclo do negócio. Além de conferir qualidade, saúde, segurança e bem-estar ao consumidor, esses procedimentos podem contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do açaí, tornando-a mais competitiva e inclusiva.

CADEIA CRESCENTE

A cadeia produtiva do açaí desempenha um importante papel na base econômica dos estados da Amazônia e apresenta grande potencial de geração de negócios, renda e trabalho no campo, fatores que podem contribuir para desenvolvimento econômico e social para a região.

Outro aspecto relevante da cadeia do açaí, é que a fruta já avançou além das fronteiras brasileiras. Uma produção sustentável e com qualidade assegura saudabilidade ao alimento e colabora para o cumprimento de metas descritas pela ONU em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aderidas e incentivadas pelo Governo Brasileiro.

NA MAÇAIX - A CADEIA PRODUTIVA DO AÇAÍ MAIS MODERNA E SUSTENTÁVEL DO MUNDO

A cadeia produtiva do açaí da MAÇAIX se inicia com a produção de mudas em viveiro e a seleção das plantas produtivas, através da realização de testes de qualidade de grãos, análise de rendimento e de coloração. Todo esse processo de cultivo das mudas dura em média um ano, após esse período, elas são transplantadas no campo. Um dos requisitos de seleção é o tamanho da “espada” das palmeiras e a boa capacidade de polinização, que irão influenciar na qualidade do produto final. Existe um apiário para criação de abelhas nativas, que irão auxiliar no favorecimento do cultivo e na formação do fruto, além de reduzir a emissão de CO2 na atmosfera.

O sistema de irrigação automatizado ocorre através de gotejamento contínuo, proporcionando água e nutrientes às plantas regularmente, sendo assim, os frutos crescem e amadurecem de maneira padronizada e a colheita acontece em condições ideais, resultando na manutenção de maiores níveis de antocianinas.

A COLHEITA ESPECIAL

Somente após quatro anos de cultivo no campo é que as palmeiras de açaí iniciam sua produção e é realizada a colheita. Esse processo é feito com todo padrão de segurança pelos funcionários responsáveis, através de bastões de coleta. São selecionados somente os cachos maduros e após a retirada das palmeiras, os cachos passam por uma máquina debulhadora no próprio local e são acondicionados em caixas com capacidade para até 530Kg de caroços.

Após essa etapa, eles são enviados até a sede da fazenda, em local coberto e livre da luz solar até a chegada dos caminhões transportadores. O transporte até o complexo de produção industrial ocorre durante a noite, para evitar que os frutos sejam expostos ao calor ou iluminação excessivos.

HIGIENIZAÇÃO

Assim que chega no complexo industrial que fica a cerca de 40 km das fazendas, os frutos são higienizados em 2 etapas:

– Peneiramento: aonde se retira as sujidades e resíduos

– Lavagem: realizada através da tecnologia de ozônio, sem uso de produtos químicos

SELEÇÃO E ANÁLISE LABORATORIAL

Os frutos passam por um processo de seleção, aonde são retirados os que não estiverem de acordo com os padrões de qualidade. Na sequência eles passam por um branqueamento e maceração, com despolpa e refino dos grãos.

É realizada a análise físico-química antes e depois do processamento, com estudo dos sólidos totais, análise de pH, brix e análise microbiológica.

A MAIS ALTA QUALIDADE DE AÇAÍ NAS LOJAS MAÇAIX

A última etapa do processo de produção resultará na polpa congelada que será enviada para a indústria de alimentos que produz as receitas exclusivas das Lojas MAÇAIX.

O avançado sistema de refrigeração permite um congelamento rápido da polpa e a manutenção do produto congelado até a chegada nas lojas, diminuindo o risco de exposição a temperaturas não ideais, resultando em um produto mais fresco e natural, com preservação das qualidades sensoriais e nutricionais do açaí.

Dados e indicadores relacionados a cadeia produtiva do açaí são essenciais na proposta de valor da Rede MAÇAIX e alinha o nosso propósito de sermos o melhor ecossistema no segmento de açaí .

Venha nos conhecer mais … agende uma vídeo conferência com os fundadores da MAÇAIX e saiba tudo sobre a transformação do mercado de açaí.

Família MAÇAIX


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo