top of page
Buscar

Porque o mercado de açaí ainda não mudou ?

Depois de tantos posts falando sobre isso, suponhamos que você já saiba que o mercado de açaí é uma commodity.

Se você não sabe, resumo rápido :

O mercado de açaí cresce em tamanho, mas não em qualidade e nem em sustentabilidade dos 3 pilares (Econômico, social e ambiental)

Agora podemos prosseguir :

O mercado de açaí ainda não mudou pois existe uma curva natural dos consumidores, até eles buscarem alternativas de qualidade. Explicando :

Os consumidores demoram um tempo pra desejar um produto de mais qualidade, e explorar ele mais a fundo. Podemos usar o café como exemplo : O café passou um bom tempo sendo tudo igual, café era café e ponto final, até que surgiu uma tal de Starbucks (você deve conhecer) e mostrou ao mundo inteiro a verdade sobre o café, um fruto incrível que varia seu gosto e propriedades dependendo da forma e local da colheita, juntamente a seu processamento...

E o ponto importante é : As pessoas não iriam se importar em continuar tomando qualquer café de esquina, se não as tivesse sido mostrado uma opção a mais, com mais qualidade e justiça. Isso fez com que grupos de pessoas gostassem e tomassem apenas a maior qualidade, diferenciando um café comum (robusta), e um 100% arábica, por exemplo.

Essa transformação está acontecendo agora no mercado de açaí, onde já existem pessoas (contagiadas pelos açaístas) que afirmam fielmente seu apego ao açaí de colheita especial, e buscam em toda sua alimentação saber mais da origem e da qualidade dos produtos do seu dia a dia.

Então em um futuro mais próximo do que imaginamos, podemos ver as pessoas diferenciando e percebendo qualidade dos produtos, conseguindo ver que açaí não é tudo igual e ponto final !

13 visualizações0 comentário
bottom of page